9º Aula - O Porquê do Desenvolvimento Mediúnico
(Terceira parte)
Facilitar
as Incorporações
Quando o médium está preparado para seguir
o procedimento normal do aprendizado, ele não deve segurar as incorporações, e
jamais esquecer o momento certo da incorporação.
Se está
chamando um espírito pelo ponto individual ele não deve dar passagem,
exceto se for ponto de linha, o momento for oportuno e permitido pelo
desenrolar da gira.
Na Umbanda as entidades têm incorporações
típicas da linha: (CHAMADOS DE
ARQUETIPOS) * modos como agem.
- O índio é ereto, forte e incorpora com
uma vibração firme, algumas vezes se ajoelhando e batendo no peito.
- O preto-velho já é mais macio na
incorporação, se curva e faz o tipo de cansado.
- A criança o tipo infantil.
Quando o ponto estiver induzindo o tipo da
entidade, o médium já deve estar psicologicamente preparado para receber e se
comportar conforme o tipo da entidade. É um erro lutar contra o espírito, ou
seja, receber um índio como se fosse um preto-velho.
- Ainda não falei do exu e da pomba-gira,
para dar um destaque de grande importância: Exu não é aleijado e Pomba-gira não
é prostituta. Ambas são entidades maravilhosas e não precisam fazer o tipo
distorcido do folclore da Umbanda.
O médium tem um complexo espiritual
chamado aura, que é formado pelo material (o corpo físico), o duplo etéreo, o
perispírito e o espírito. A aura é formada por elementos energéticos que se
chama chakras. É por eles que o espírito incorpora, até unir o seu espírito com
a aura do médium. Por esse motivo é importante haver uma preparação do médium
nos dias de gira para que sua aura esteja leve e limpa, através de um banho de
erva, bons pensamentos, com o mental sem mágoa ou raiva. Sua atenção no dia dos
trabalhos deve estar sempre voltada para reunião com os irmãos da corrente,
procurar a alegria, boa leitura, não dizer palavrões, não comer carne e fazer
refeições leves. Alguns autores e dirigentes dizem que a mulher com menstruação
não deve participar da gira e muito menos incorporar. Como eu não vejo nenhuma
lógica e nunca ninguém me explicou de forma convincente essa proibição, refuto
o fato não criando nenhuma objeção para as médiuns em nosso terreiro. Sobre
isso uma vez disseram-me que pode haver a aproximação de espíritos atrasados atrás
da energia do sangue. Não me convenceu a explicação, porque acho que se algum
espírito quiser sangue, ele irá aos matadouros e nunca a um terreiro organizado
e protegido. A Umbanda, como quase todas as religiões, é machista; e essa é a
razão do preconceito com as mulheres em período da menstruação.
Quando o médium for receber a entidade,
ele deve ficar com sua mente o mais livre possível de pensamentos. Para quem
não tem a prática da concentração, um bom método para facilitar a incorporação
é ficar pensando no tipo da entidade que vai incorporar e respirar lento e
profundamente, soltando pela boca o ar aspirado.
Mensagem do Caboclo Junco Verde
Deve ser avisado a todas as
pessoas das giras que a Umbanda mantem um exército que obedece as ordens de Oxalá.
Igual ao exército da Terra, os soldados da Umbanda tem como compromisso
assumido no Amaci: defender os fracos; enaltecer os humildes; coibir a
prepotência; tirar da escuridão os aflitos, os desesperados e os obsediados;
curar os doentes; alegrar os tristes; acalmar os nervosos; aliviar a dor;
encaminhar os desajustados; salvar os viciados e trazer honra para a religião
brasileira que é a Umbanda. Quem não quiser fazer isso pode se juntar aos
pedintes do amor. Quem se doa, ganha."
Elaborado por
Benedito Fernando dos Santos - julho 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário