Movimento Político Umbandista e a
Carta Magna da Umbanda
O Primeiro Congresso Nacional de Umbanda pela
Renovação a se realizar em 9 de janeiro
de 2014, tem como objetivo principal
posicionar a religião perante a sociedade por meio de seus postulados, defendidos
na Carta Magna.
Ponto de Vista Para Aqueles Que Criticam: Antes de criticar uma religião ( principalmente a Umbanda ), você já conhece e pratica a ética adotada pela sua religião ?
Carta
Magna de Umbanda
·
A Umbanda é religião e tem em
seus fundamentos a base na crença em um único Deus, e sua estrutura
se estende através do panteão de forças que cremos em nossa liturgia, os
Orixás. Acreditamos nos espíritos da Umbanda com suas linhas e sublinhas, onde
os denominamos de Guias Espirituais.
·
Dando por verdade que a religião
teve as influências das filosofias Indígena, Africana, Kardecista e Católica. Cremos
em Oxalá - Jesus Cristo e seguimos seus ensinamentos. Possui sacramentos e
ritos próprios de batismo, casamento e fúnebre.
· Umbanda é uma religião de culto a
natureza através dos Orixás, sendo assim é uma religião ecológica. Seus ritos
são realizados através de orações, que podem ser cantadas, ritmadas com a
utilização de instrumentos musicais.
· Todos estes aspectos dentro da
religião de Umbanda se sustentam como fonte de atuação através da prática
caritativa, assistencialista e religiosa aos que a ela recorrem.
·
A Umbanda atua na elevação e
educação religiosa praticando trabalhos que visam a evolução do ser humano.
·
Entende-se que a religião de
Umbanda, respeitando suas influências, é genuinamente brasileira, com duas
características em sua origem: Primeira- que ela é milenar em suas atribuições
espirituais em relação a manifestações. Segunda– que se iniciou através do
Médium Zélio Fernandino de Moraes com a terminologia Umbanda, em 15 de Novembro
de 1908, em Neves, Niterói, através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Ainda o
médium Zélio teve a manifestação de Pai Antônio, que nos trouxe o sincretismo
dos Orixás.
·
A Umbanda se pratica por meio da
doação pessoal, onde os médiuns de forma voluntária atuam na ajuda mutua,
visando a Caridade. Possuem compromisso, onde a responsabilidade é o alicerce
ético na prática religiosa no combate do baixo espiritismo.
·
A Umbanda é: Doação, Caridade,
Compromisso, Prosperidade.
·
Doação
- A Umbanda tem no voluntariado a
forma de crescimento natural da religião, onde a participação se faz
fundamental.
·
Caridade - A ação caritativa é uma das formas da elevação do
espírito. Fora da caridade não existe a compreensão da missão evolutiva
do religioso de Umbanda.
·
Compromisso - A Umbanda tem no médium compromissado com o bem, com a verdade,
com a lealdade, com a caridade, com a entrega pessoal, com o respeito, a
essência do verdadeiro religioso como forma de evolução.
·
Prosperidade - A Umbanda defende que todo seguidor da religião deve ser
prospero. A prosperidade se da pelo esforço constante do conhecimento e
trabalho individual, onde amparado por sua fé conquista seus objetivos.
· Racismo
- A Umbanda é uma religião
brasileira e assim como seu povo que é miscigenado, existindo a representação
de várias raças. A Umbanda é o exemplo inter-racial e responde por ela mesma,
pois tem em sua base o negro o indígena e o europeu. Mostra-se como exemplo de
cultura e educação, coibindo qualquer forma preconceituosa.
· Homossexualidade
- Na Umbanda todo ser humano é
visto como irmão (a) espiritual, sendo aceita qualquer orientação sexual.
Assim a religião entende e acolhe espíritos e não o gênero. Discriminação e
preconceito, não são ensinados pelos nossos guias, entendendo que a Umbanda
acolhe a todos. Encarnamos com propósitos e escolhas, sendo fundamental
respeitarmos o livre arbítrio da escolha pessoal de cada indivíduo.
· Drogas
- Todos que recorrem aos vários
Templos de Umbanda encontrarão o lado assistencialista. O dependente químico
deve ser tratado sem aspectos preconceituosos, tendo total assistência por
parte da religião de Umbanda. A Umbanda respeita a vontade do individuo em
buscar e aceitar o tratamento espiritual. Deve ser observado e respeitado nos
tratamentos, o lado psicológico, o comprometimento químico e atenção espiritual
para o dependente e sua família.
·
Eutanásia
/ Suicídio - A Umbanda, por valorizar a vida,
nos aspectos terreno e espiritual, entende que a passagem deve ser natural,
respeitando a Lei do carma e aprendizados importantes ao espírito. Só o Criador
através de Sua Onisciência, Onipresença e Onipotência sabe o momento do
desenlace carnal daquele indivíduo. Práticas que atentam contra a vida,
sejam de que forma for, não são aceitas pela religião de Umbanda.
· Aborto
- Entende-se que a partir da
concepção já existe vida, um espírito que anseia por sua evolução. As
observações dos resgates espirituais, através dos acontecimentos, necessitam
ser levados em consideração. A Umbanda é contra a prática do aborto; porém,
quando existe o risco de morte da mãe, o arbítrio deve ser dela. O
aconselhamento direto com os guias de Umbanda é fundamental para que as ações
sejam feitas sempre baseadas na espiritualidade.
·
Violência
doméstica - A Umbanda não aceita qualquer
forma de violência doméstica, atendendo aos parâmetros da legislação vigente
com destaque para: Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente, Leis
de proteção à mulher e a Carta das Nações Unidas (ONU), onde os direitos da
pessoa humana devem ser preservados, combatendo qualquer tipo de violência
doméstica
· O
papel da mulher na sociedade - A Umbanda defende o direito de igualdade, onde a mulher deve ocupar
qualquer posição com o mesmo tratamento. As mulheres na Umbanda estão em todos
os níveis hierárquicos da religião, mostrando a toda sociedade o exemplo a ser
seguido. Entendemos que a religião de Umbanda é exemplo a todos os segmentos
religiosos, pois valorizamos as mulheres em seu exercício sacerdotal.
· Pedofilia
/ Maus tratos - A Umbanda não aceita qualquer
forma de ato que atente contra a criança e o adolescente, em especial os casos
de pedofilia e maus tratos, e defende que as Leis já estabelecidas devam ser
aplicadas. Pessoas que possuem desvio de conduta podem estar sendo obsidiadas,
ou mesmo necessitam de acompanhamento psicológico, unido de orientação
espiritual.
· Posicionamento
e ética em relação à Umbanda e outras religiões - A Umbanda traz em si a base religiosa que deve ser respeitada. Amar,
respeitar, não julgar, não caluniar, atuar sempre com verdade, na base do bem,
da educação e da elevação. O posicionamento ético em qualquer religião deve se
basear em tais atributos, manifestado pelo verdadeiro religioso de Umbanda. Sobre
a questão inter-religiosa a Umbanda respeita todas as religiões e busca o
Estado Laico, não discriminando nenhum tipo de manifestação religiosa que vise
o respeito e evolução do ser humano.
·
Sobre
os médiuns e assistidos - Os médiuns e
assistidos em geral são vistos como religiosos e devem agir como tal,
acreditando em Deus, nos Orixás e guias espirituais, possuir os atributos da
Fé, amar seu semelhante, não julgar, jamais caluniar, ser um pacificador, estar
a serviço do bem e jamais utilizar o seu conhecimento de forma torpe. Estes
atributos são posicionamentos éticos para todos que comungam da Fé de Umbanda.
· Candidatos
à política na Umbanda - A Umbanda exige que todo candidato que se apresente dentro da religião,
concorde, se comprometa e assine documento público com o compromisso de seguir
a “Carta Magna de Umbanda”. Assumindo sua posição expondo em seu próprio site,
blog e em suas redes sociais. Entendendo que este documento protege a religião
de oportunistas e pessoas mal intencionadas. Para tanto, a religião deve estar
apontando qualquer tipo de possível desvio de comportamento do possível
representante da religião.
· Ensino
religioso - A Umbanda defende o ensino
religioso nas escolas de forma ecumênica, porém, enfatiza a inclusão da Carta
Magna de Umbanda como fonte didática e a música umbandista como forma de
inclusão social. Assim como as demais religiões, a Umbanda passa a ter um
documento que esclarece de forma objetiva sua base.
Conceitos, Umbanda no Mundo e Jurídicos.
·
Assim como as demais religiões, a
Umbanda passa a ter um documento que esclarece de forma objetiva sua base. As
bases da “Carta Magna de Umbanda” são os princípios seguidos por religiosos de
Umbanda pelo Mundo.
·
A Umbanda não aceita e não
compactua com trabalhos de ordem trevosa, não faz amarração, ou atua de maneira
que corrompa a base da família. Não cobra trabalhos caritativos de atendimento
e aconselhamento, porém, temos que ter ressalva em relação aos elementos
ritualísticos utilizados.
·
A Umbanda esta em vários Países
do Mundo, levando a Paz e a Elevação de uma Religião que defende os direitos
pela igualdade, respeitando a pluralidade de cada Nação.
· A Umbanda como religião
ecológica, tem em seus seguidores os defensores da natureza. Entendemos
que o Orixá é a força da natureza em nosso planeta e manifestação do Criador em
nós. Sendo o nosso maior altar a própria natureza.
. Observamos que não cabe á nenhum umbandista cultuar despachos em zonas
publica urbano, visto que os pontos de irradiação estão juntos a natureza.
Sabemos da necessidade de fazer oferendas ao povo da rua, nossos exus e
pombagiras, porém é importante que haja o levantamento
dos despachos antes do raiar do dia, respeitando as pessoas que professam
outras crenças e a ordem publica.
·
Do ponto de vista administrativo
jurídico - A Carta Magna de Umbanda defende a necessidade de
organização jurídica e administrativa, no que diz respeito a organização dos
templos e federações.
Para maiores informações:
1. Revista ESPÍRITA DE UMBANDA Nº 12 – Set./2013.
OBS: No site existe campo para sua opinião e sugestões para finalização da carta magna , participe !
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