13 de junho - Dia de Santo Antônio - Salve OGUM !
Ogum
É o Orixá da Lei e seu campo de atuação e a linha divisória entre a razão e a emoção. É o Trono Regente das milícias celestes, guardiões dos procedimentos dos seres em todos os sentidos.
Ogum e sinônimo de lei e ordem e seu campo de atuação e a ordenação dos processos e dos procedimentos. O Trono da Lei e eólico e, ao projetar-se, cria a linha pura do ar elemental, já com dois polos magnéticos ocupados por Orixás diferenciados em todos os aspectos. O polo magnetic0 positivo e ocupado por Ogum e o polo negativo e ocupado por Iansã. Esta linha eólica pura da sustentação a milhares de seres elementais do ar, ate que eles estejam aptos a entrar em contato com um segundo elemento. Uns t6m como segundo elemento o fogo, outros tem na agua seu segundo elemento, etc.
Portanto, na linha pura do "ar elemental" só temos Ogum e Iansã como regentes.
Mas se estes dois Orixás são aplicadores da Lei (porque sua natureza e ordenadora), então eles se projetam e dão inicio as suas hierarquias naturais, que são as que nos chegam através da Umbanda. 0s Orixás regentes destas hierarquias de Ogum e Iansã são Orixás intermediários ou regentes dos níveis vibratórios da linha de forças a Lei.
Saibam que Oxalá tem sete Orixás intermediários positivos e tem outros sete negativos, que são seus opostos, e tem sete Orixás neutros; Oxum tem sete Orixás intermediarias positivas e tem outras sete negativas, que são suas opostas; Oxóssi tem sete Orixás intermediários positivos, sete negativos, que são seus opostos, e tem sete outros que formam uma hierarquia vegetal neutra e fechada ao conhecimento humano material; Xangô tem sete Orixás intermediários positivos e tem sete negativos, que são seus opostos.
E o mesmo acontece com Abaluae e Yemanja. Agora, Ogum e lansã são os regentes do mistério "Guardião" e suas hierarquias não são formadas por Orixás opostos em níveis vibratórios e polos magnéticos opostos, como acontece com outros. Senhores !
Ogum e lansâ formam hierarquias verticais retas ou sequenciais, sem quebra de "estilo" , pois todos os Oguns, sejam os regentes dos polos positivos, dos neutros ou tripolares, ou dos negativos, todos atuam da mesma forma e movidos por um Único sentido: aplicadores da Lei!
Todo Ogum e aplicador natural da Lei e todos agem com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza, pois m8o se permitem uma conduta alternativa. Onde estiver um Ogum, lá estarão os
olhos da Lei, mesmo que seja um "caboclo" de Ogum, avesso as condutas liberais dos frequentadores das tendas de Umbanda, sempre atento ao desenrolar dos trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos espíritos incorporadores.
Dizemos que Ogum e, em si mesmo, os atentos olhos da Lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado.
Nota: Em alguns estados Santo Antônio é considerado Ogum, além de São Jorge também ! No nosso templo existe um altar para Santo Antônio e outro para São Jorge !
Ogum
É o Orixá da Lei e seu campo de atuação e a linha divisória entre a razão e a emoção. É o Trono Regente das milícias celestes, guardiões dos procedimentos dos seres em todos os sentidos.
Ogum e sinônimo de lei e ordem e seu campo de atuação e a ordenação dos processos e dos procedimentos. O Trono da Lei e eólico e, ao projetar-se, cria a linha pura do ar elemental, já com dois polos magnéticos ocupados por Orixás diferenciados em todos os aspectos. O polo magnetic0 positivo e ocupado por Ogum e o polo negativo e ocupado por Iansã. Esta linha eólica pura da sustentação a milhares de seres elementais do ar, ate que eles estejam aptos a entrar em contato com um segundo elemento. Uns t6m como segundo elemento o fogo, outros tem na agua seu segundo elemento, etc.
Portanto, na linha pura do "ar elemental" só temos Ogum e Iansã como regentes.
Mas se estes dois Orixás são aplicadores da Lei (porque sua natureza e ordenadora), então eles se projetam e dão inicio as suas hierarquias naturais, que são as que nos chegam através da Umbanda. 0s Orixás regentes destas hierarquias de Ogum e Iansã são Orixás intermediários ou regentes dos níveis vibratórios da linha de forças a Lei.
Saibam que Oxalá tem sete Orixás intermediários positivos e tem outros sete negativos, que são seus opostos, e tem sete Orixás neutros; Oxum tem sete Orixás intermediarias positivas e tem outras sete negativas, que são suas opostas; Oxóssi tem sete Orixás intermediários positivos, sete negativos, que são seus opostos, e tem sete outros que formam uma hierarquia vegetal neutra e fechada ao conhecimento humano material; Xangô tem sete Orixás intermediários positivos e tem sete negativos, que são seus opostos.
E o mesmo acontece com Abaluae e Yemanja. Agora, Ogum e lansã são os regentes do mistério "Guardião" e suas hierarquias não são formadas por Orixás opostos em níveis vibratórios e polos magnéticos opostos, como acontece com outros. Senhores !
Ogum e lansâ formam hierarquias verticais retas ou sequenciais, sem quebra de "estilo" , pois todos os Oguns, sejam os regentes dos polos positivos, dos neutros ou tripolares, ou dos negativos, todos atuam da mesma forma e movidos por um Único sentido: aplicadores da Lei!
Todo Ogum e aplicador natural da Lei e todos agem com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza, pois m8o se permitem uma conduta alternativa. Onde estiver um Ogum, lá estarão os
olhos da Lei, mesmo que seja um "caboclo" de Ogum, avesso as condutas liberais dos frequentadores das tendas de Umbanda, sempre atento ao desenrolar dos trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos espíritos incorporadores.
Dizemos que Ogum e, em si mesmo, os atentos olhos da Lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado.
Nota: Em alguns estados Santo Antônio é considerado Ogum, além de São Jorge também ! No nosso templo existe um altar para Santo Antônio e outro para São Jorge !
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