sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Estudo Mediunico - Aula 15 - Estrutura Energética do Homem, Karma e Regência dos Orixás (Terceira parte)


Estrutura Energética do Homem, Karma e Regência dos Orixás (Terceira parte)

Resumindo melhor, o médium sente com mais intensidade a influência dos orixás de acordo com a proporção da regência de sua coroa mediúnica. Ou seja, somos mais sensíveis a determinados orixás do que a outros. Como exemplo, apresentamos a seguir a regência da coroa mediúnica de um médium hipoteticamente falando:

Orixás regentes
Demonstrativo  hipotético de influência

Oxossi(primeiro)

30 a 40%
Iansã(segundo)

15 a 20%
Iemanjá(terceiro)

10 a 15%
Omulu (quarto)
5 a 10%

Os demais orixás se "pulverizam" podendo alterar-se em determinados momentos de nossa existência, como em situações em que nos deparamos com um problema sério de saúde ou passamos por mudanças pessoais severas. Nesses casos, a regência do orixá poderá ser alterada momentaneamente, prevalecendo a energia afim necessária ao momento cármico.

Quando da fundação de um templo umbandista, por exemplo, que envolve sérias mudanças nas tarefas do médium destinado ao comando do terreiro, muito provavelmente esse médium ficará com a regência de Ogum provisoriamente em primeiro plano, pois esse orixá está à frente das grandes demandas. Ao envolver-se com o aspecto jurídico da legalização da casa, Xangô passará a influenciá-lo intensamente, a fim de que haja equidade e justiça em suas decisões perante o agrupamento de médiuns e à assistência. Dessa forma, em certos momentos de nossas existências carnais, de acordo com o arquétipo e a influência psicológica dos orixás, essas energias se intensificam ou amenizam em nosso psiquismo e no nosso comportamento, sem alterar-se definitivamente a regência original dos orixás na nossa coroa mediúnica, uma vez que eles prevalecerão por toda a encarnação para auxiliar nossa própria evolução. Existe uma correspondência vibratória com as entidades que assistem os médiuns, as quais, por sua vez, também estão evoluindo. Então, no caso do demonstrativo hipotético de influência apresentado em acima, muito provavelmente o guia principal que irá amparar esse medianeiro, e dele se servir, será de Oxossi, embora isso não seja obrigatório. Consideremos aí a sensibilização     fluídico-astral recebida pelo médium antes de reencarnar, a qual foi detalhadamente planejada para funcionar como um "perfeito" encaixe vibratório para a manifestação mediúnica durante as tarefas caritativas, especialmente por se tratar da complexidade de incorporação aos moldes umbandísticos.

Fonte: Livro = Umbanda Pé no Chão, Um guia de estudos orientado pelo espírito Ramatís, por Norberto Peixoto; 1ª Edição - 2008
Pela Editora do Conhecimento

Os sábios já nos ensinaram a equilibrar nossa vida emocionalmente, mentalmente, fisicamente e espiritualmente. Se eu fico com raiva, duvidas, mágoas, estou fora de equilíbrio emocionalmente.   Se eu disparar más imagens mentais para meus irmãos e irmãs, eu estou fora de equilíbrio mentalmente. Se eu chegar com muita fome, com raiva, me sentindo solitário, ou cansado, estou fora de equilíbrio fisicamente. Se eu não rezar e falar com o Criador diariamente, eu estou fora de equilíbrio espiritualmente. Para ser centrado, eu devo estar em equilíbrio. O Criador fala comigo no lugar calmo e quieto. Então, se eu ficar com raiva, o que eu deveria fazer primeiro é parar, fazer uma pausa para que eu possa ouvir a orientação dos Avôs.

"Oh Grande Espírito, cuja voz ouço nos ventos, proteja-me e mantenha-me seguro hoje - ouça as minhas orações".

Elaborado por Benedito Fernando dos Santos  -  agosto 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário