terça-feira, 10 de abril de 2012

Os Orixás e os santos católicos correspondentes na Umbanda


Os Orixás e os santos católicos correspondentes na Umbanda
Por Décio Viotto, especial para o Yahoo! Brasil - http://umbandaesuamissao.blogspot.com.br/2010/10/os-orixas-e-os-santos-correspondentes.html

No período da colonização brasileira, mais de quatro milhões de africanos cruzaram o Atlântico. Provenientes de diferentes regiões da África, foram separados de seus conterrâneos nações e divididos em senzalas, para evitar rebeliões.

Isso resultou numa mistura de povos e costumes, que foram concentrados de formas diferentes nas diversas localidades brasileiras, pois os escravos possuíam suas próprias danças, cantos, santos e festas.

Aos poucos foram misturando os ritos católicos presentes com os elementos dos cultos africanos, e associando seus orixás aos santos, numa tentativa de resgatar a atmosfera do seu passado e de burlar a proibição de exercerem suas religiões.

As práticas daquela época acabaram impulsionando a formação de religiões cultuadas hoje em dia, como o Candomblé e a Umbanda, com forte penetração na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Exu - Senhor dos caminhos, orixá mensageiro e vencedor de demandas. É também o orixá das causas materiais. Seu dia é a segunda-feira. Veste-se de vermelho e preto e seu elemento é o fogo. No sincrestismo é associado a Santo Antônio. E, por suas características e cores, injustamente ao Diabo.

Ogum - É o orixá guerreiro. Deus do ferro e da guerra. Seu domínio são as lutas e o trabalho. Suas cores são o azul escuro, o verde ou vermelho. Seu dia é a terça-feira. Seu elemento é o fogo. É associado a São Jorge.

Oxossi - É o protetor das matas, dos animais da florestas e dos caçadores. Traz sempre o eu Ofá (arco e flexa). Suas cores são o verde, azul turquesa e o vermelho. Seu dia é a quinta-feira. Seu elemento é a terra. É associado a São Sebastião.

Ossaim - É o orixá das eras medicinais e das plantas em geral. Suas cores são o verde e rosa. Seu dia é a quinta-feira. Seu elemento é o ar. É associado a São Roque.

Obaluaiê ou Omulu - O orixá das pestes e das doenças de pele. Conhece a cura de todos os males. Suas cores são o branco e o preto. Seu dia é a segunda- feira. Seu elemento é a terra. É associado a São Lázaro e São Roque.

Oxumaré - É o orixá da sorte, da fartura e da fertilidade. Protetor das mulheres grávidas. Seus domínios são os poços e as fontes das matas. Suas cores o verde e o amarelo ou com as cores do arco-iris é representado por uma serpente. Seu dia é a quinta-feira. Seus elementos são a água e a terra. É associado a São Bartolomeu.

Ewá- É a orixá das chuvas, rainha dos mistérios e da magia. Suas cores são o vermelho e o branco. Seu dia é o sábado. Seu elemento é água. É associada a Nossa Senhora das Neves.

Xangô - É o Senhor da Justiça, do trovão e da pedreira. Suas cores são o vermelho e o branco. Seu dia é a quinta-feira. Seus elementos são o ar e a terra. É associado a São Jerônimo, Santo Antonio, São Pedro , São João Batista, São José e São Francisco de Assis.

Oxum - É a rainha dos rios e das cachoeiras, do ouro e do amor. Suas cores são o amarelo, dourado, azul claro e rosa. É a segunda esposa de Xangô. Seu dia é o sábado. Seu elemento é a água. É associada a Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Candeias.

Iansã - É a deusa guerreira, senhora dos ventos, das tempestades e dos raios. É a mulher principal de Xangô. Suas cores são o vermelho, amarelo, marrom escuro e o branco. Seu dia é a quarta-feira. Seus elementos são a água, o ar e o fogo. É associada a Santa Bárbara.

Logun-Edé - Seus domínios são os leitos dos rios e os mares. É filho de Oxum com Oxossi. Suas cores são o amarelo e o azul. Seu dia é a quinta-feira. Os seus elementos são a água e a terra . É associado a São Miguel Arcanjo e Santo Expedito.

Obá - Os seus domínios são as águas revoltas. É uma das esposas de Xangô. Suas cores são o amarelo e o laranja. Seu dia é a quarta-feira. O seu elemento é a terra. É associada a Santa Catarina, Santa Joana D'Arc e Santa Marta.

Iemanjá - É o orixá da harmonia em família, a rainha dos mares e a mãe dos orixás. Suas cores é o azul e o branco ou o verde claro. Seu dia é a sexta-feira. Seu elemento é a água. É associada a Virgem Maria, principalmente  Nossa Senhora dos Navegantes. Sincretizada no Rio de Janeiro com Nossa Senhora da Glória tem o seu dia comemorado em 15 de agosto.

Nanã - É o orixá feminino mais velho. É a mãe de Oxumaré e Obaluaiê. É a protetora dos doentes desenganados. Suas cores é o lilás, branco e o azul. Terça-feira é o seu dia. Seu elemento é a água. Associada a Santa Ana, mãe de Maria.

Ibeji - Os orixás gêmeos, protetores das crianças e da família. Suas cores são o azul, o rosa e o verde. Seu dia é o domingo. Seu elemento é o fogo. É associado a Cosme e Damião.

Oxalá - É considerado o pai de todos os orixás. É o mais velho e o primeiro a ser criado. É responsável pela criação do mundo e dos seres humanos. É o orixá da agricultura, que traz a chuva e fecunda os campos. Está associado à Justiça e ao equilibro. É associado a Jesus e cultuado nas seguintes formas: Oxalufã (Oxalá Velho), orixá da paz, veste-se de branco e seu dia é a sexta-feira. Oxaguiã (Oxalá Moço), orixá valente e guerreiro, considerado filho de Oxalufã. Veste-se de branco e seu dia também é a sexta-feira

25 comentários:

  1. Sim muito bom os mistérios dos ancestrais e das religiões

    ResponderExcluir
  2. Sim muito bom tira dúvidas de tudo que podemos esperar da religião

    ResponderExcluir
  3. Assista tmb esse Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=A1oXyCBVfdA
    Muito bom para esclarecer as dúvidas...!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelos esclarecimentos, tão detalhados, tão importantes!

    ResponderExcluir
  5. É bom saber que o mesmo Jesus dos católicos é o mesmo dos evangelicos e dos espiritas; pois ha um pensamento errado; que não são o mesmo! pergunto para quem assim pensa! quantos jesus existe? não é só um?

    ResponderExcluir
  6. muito bom mesmo, e o mais importante é a referencia de oxala ou seja jesus isto é mais uma prova da realidade e da grandeza de jesus.

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber a ligação ou importância de padre cicero para a umbanda....(warnner_honnald@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito, tudo bem esclarecido em relação as entidades da umbanda e Santos da igreja católica.

    ResponderExcluir
  9. olá boa tarde tudo bem
    eu gostaria muito de saber se vcs pode me ajudar com uma informação
    eu já fui engando e estou no fundo do poço vcs pode me indicar algum pai ou mãe de santos que seja realmente serio e honesto fico muito feliz se alguém me ajudar nesse momento muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal ter alguém para nos esclarecer. As dúvidas

    ResponderExcluir
  11. Bom Dia.gostei muito do texto servira como base para minha defesa de projeto hoje.Sendo que meu tema;e O Altar dos orixas ;Um estudo de caso a cerca da intoleracia religiosa em Paripiranga Bahia .Sendo um projeto desenvolvido atraves do estagio a qual participo com aluna do curso de historia na intituicao de ensino superior UNIVERSIDADE UNIAGES localizado na BAHIA a qual so ingressante do curso de historia do setimom periodo.ELAINE SILVA

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde ! Nossa Senhora de Fátima é representada por qual orixá ?

    ResponderExcluir