sexta-feira, 25 de outubro de 2019

CAMBONO


O que é cambono?
No livro “Umbanda sem Medo I ” vemos :
“A palavra “Cambono” é originária do termo: Kambondo; Kambono; Kambundu; que nada mais é do que um título consagrado aos homens que não entram em transe mediúnico, e são responsáveis por várias funções de alta confiabilidade nos Candomblés de Nação Congo Angola.
Portanto, esse termo já existia antes da anunciação da Umbanda e já era consagrado para definir um cargo auxiliar importante dentro dos culto-afros, sendo, posteriormente absorvido pelos umbandistas para definir os obreiros que auxiliam os Guias Espirituais nos trabalhos mediúnicos. Qualquer tipo de “cargo, atividade e/ou funções” dentro de um Terreiro umbandista tem como designativo o pré-nome: Cambono, seguido pela atividade que ocupa.”
Assim podemos perceber que ser cambono exige antes de mais nada muita responsabilidade e dedicação, pois são antes de mais nada os responsáveis por manter a vibração do trabalho sempre alta, a organização e a segurança do mesmo.

Iniciação do Cambono
Na maioria dos casos de iniciação na umbanda, antes de ser cambono, o indivíduo começou a frequentar a assistência seja por curiosidade, por acompanhar outras pessoas e na pior situação por necessidade, pois muitas vezes se começa a aflorar a mediunidade em pessoas que não tem nenhum conhecimento a respeito e acabam achando que estão com algum tipo de doença.
Assim como todo início, tudo é diferente e estranho, vendo pessoas todas vestidas de branco agindo de formas esquisitas, hora “imitando” uma criança, hora um índio, velho, pescador, etc., causando uma certa dúvida se seria mais uma falsidade de pessoas querendo enganar outras.
Mas aí chega a hora do seu primeiro atendimento, bate aquele nervosismo, fazendo a mão suar, aquele frio na barriga e então você vai sendo direcionado pelos cambonos que estão auxiliando no trabalho para uma entidade incorporada no médium. Nos primeiros momentos você fica meio apreensivo em saber como deve agir, mas ai a entidade de recepciona com seus
cumprimentos característicos e com o maior respeito e educação lhe pergunta o que deseja ser ajudado.
           Aí você começa a contar seu(s) problema(s) de um modo as vezes angustiado, as vezes preocupado, e ela se mantém com a maior atenção para escutá-lo. Ao terminar seus relatos, com toda paciência e carinho, vem aquela chuva fraterna de orientações e revelações que nos deixam maravilhados, perplexos, acendendo a chama da esperança que estava ali quase apagando, nos fazendo sentir de novo aquela auto estima dando-nos uma nova “força” para enfrentar com fé e perseverança as “dificuldades” que a vida nos impõe.
Então você fica encantando com tudo aquilo e começa a frequentar aquele terreiro em todos os trabalhos, começando a se identificar com alguma(s) entidade(s)/médium(s), se sentindo cada vez mais confiante e agradecido com tudo o que te é passado. Chega então o momento em que o responsável do trabalho ou alguma das entidades te revela: “Você é médium, se quiser desenvolver sua mediunidade nesse terreiro esteja convidado.” Pronto, nesse momento começa aquela bateria de dúvidas e indagações sobre o que você deve fazer: dedicar seu tempo ao auxílio do próximo ou manter sua vida como está?
Várias são as variáveis que precisam ser resolvidas, e em muitos casos a resposta acaba sendo positiva, pois muitos sentem e aceitam o chamado para servir o próximo na caridade.

Sou Cambono, e agora?
Uma pergunta muito interessante, que nos leva a seguinte reflexão: Qual a real função de um cambono em um terreiro de Umbanda?
Me atrevo a dizer que Cambono é a peça fundamental em uma Gira de Umbanda, pois é o responsável para que tudo transcorra da melhor forma possível em um trabalho.
Em alguns terreiros, existe uma diferenciação entre os cambonos para melhor definir e organizar a função durante um trabalho
- Cambone-Chefe
Precisa ter o conhecimento de todo o ritual que envolve as giras, para poder orientar os demais filhos, sobre o modo como trabalham os guias; precisa conhecer a doutrina e as normas seguidas no terreiro (horários, acessos, comportamento, roupas adequadas, material, fundamentos, regras, deveres, direitos); ter a atenção quadriplicada, para atender as solicitações do guia chefe de trabalho, assim como observar (médiuns, cambones, assistência) e zelar pelo bom andamento e agilidade dos trabalhos. Ele é quem transmite as ordens dos Guias Chefes de cada gira, por isso deve ser prontamente atendido. Precisa conhecer bem a doutrina e sobre mediunidade, para saber lidar com as diferentes formas de manifestações espirituais, e se for o caso, saber doutriná-las.
* Puxadas/ Transporte
* Linha de Omulu
* Entidades de pessoas da assistência
- Cambones dos médiuns de trabalho
Assim como os médiuns de trabalho seguem as recomendações do dirigente com relação aos cuidados (banhos de ervas, condutas, comportamento, postura, etc), a regra é a mesma para os cambones.
O cambone tem que compreender que ele não é empregado do médium, nem da entidade espiritual, pelo fato de ter que servir ao trabalho espiritual, seja acendendo um charuto, uma palha, segurando um cinzeiro ou fazendo anotações. Pelo contrário, ele está auxiliando e muito a parte material do trabalho, está sendo fraterno e colaborador.
Do ponto de vista espiritual, as entidades do cambone (que também é um médium em desenvolvimento, mesmo não tendo mediunidade de incorporação), suas entidades estão muito próximas, e trabalham em conjunto (muitas vezes sem que eles percebam), com as entidades dos médiuns de incorporação. Por essa simples razão, é de suma importância que o cambone esteja sempre com os pensamentos elevados, atento ao trabalho, evitando distrair-se, o que seria prejudicial à ele próprio e ao meio no qual interage.
Quem zela pelos itens de trabalho usados pelas entidades dos médiuns de trabalho, são os próprios médiuns, cabendo então aos cambones tirarem todas as dúvidas com o responsável do que será usado, antes do trabalho iniciar.
Servir na função de cambone, não implica em bloqueio de mediunidade. Pelo contrário, é uma experiência riquíssima no desenvolvimento de qualquer tipo de mediunidade, o contato direto com a entidade incorporada.

- O Cambone da Assistência
           Tem a função de distribuir e controlar as fichas de atendimento, manter a ordem e organização, permitindo maior fluidez e agilidade nos trabalhos de atendimento; deve zelar pela segurança, orientar o público em caso de possíveis dúvidas que venham a surgir, sobre a maneira que se trabalha no terreiro, dias, horários; assim como dar assistência e tomar as providências necessárias, caso alguém esteja passando algum mal-estar, seja ele físico, emocional ou espiritual.
Além disso, o Cambone de Assistência também tem a função de relatar diretamente ao Cambone-Chefe, quaisquer anormalidades que venham a prejudicar o andamento dos trabalhos, ou que fujam as regras e procedimentos do terreiro.
- Cambone Auxiliar
Tem a função de observar o andamento da gira; no intuito de procurar compreender como e porque o terreiro trabalha daquela forma. Ele deve também auxiliar ou substituir o cambone de trabalho, ou de assistência quando for necessário, zelar pela segurança, ordem, respeito dentro dos trabalhos. Deve procurar ser proativo, verificar se alguém precisa de ajuda, ou de alguma orientação que ele possa dar dentro do seu grau hierárquico e do seu conhecimento. Em caso de dúvida, pergunte sempre para o mais antigo, ou para o dirigente no momento que for oportuno.
Independentemente do modo como cada terreiro trabalha, a função de um Cambono, de um modo geral, é manter o total equilíbrio da Gira, fazendo com que tudo e todos (inclusive médiuns) respeitem as normas e regras da casa, orientando a assistência no que for preciso (tirar dúvidas, direcionar as pessoas aos locais corretos, solicitar o silêncio e a concentração de todos, auxiliar no atendimento as entidades), enfim, zelar e prezar por tudo aquilo que foi orientado mantendo sempre a harmonia e a serenidade, para que nada quebre seu equilíbrio e consequentemente do trabalho.
Preparação do Cambono para os trabalhos
Assim como os médiuns de incorporação os devem se preparar sempre nos dias em que vai ter Gira. Nesses dias, o cambono deve ter todo um preparo com a alimentação (não comer carne vermelha nem comida pesada), com o seu bem estar mental, evitar desavenças e situações que o deixe nervoso ou triste, nada que vá atrapalhar o seu equilíbrio energético.
Além disso, fazer seus banhos de descarrego em dia também é uma obrigação, pois é o melhor meio de assegurar a limpeza constante da sua áurea elevando sua vibração e cria um campo vibratório em sua volta afastando qualquer “encosto” não desejável que possa te atrapalhar.
Em nosso terreiro, esses banhos de descarrego são feitos nas segundas, quartas e sextas, sendo feito geralmente com as ervas: alecrim, arruda e guiné.
Outro fato importantíssimo que se deve seguir é a chegada aos trabalhos, pois quanto mais tranquilo for sua chegada/preparação antes do trabalho, melhor será seu desempenho no mesmo. Portanto, chegue pelo menos meia hora antes do trabalho, se já terminou tudo o que tinha que ser organizado, sente um pouco na frente do Congá, concentre, reflita, peça a seus guias e ao Pai Oxalá para que seja sempre guiado e protegido durante os trabalhos, para que tudo ocorra da melhor forma possível, para que tenha toda a segurança e que nada atrapalhe esse momento de oração e fé.
É de suma importância que o cambono zele por isso, pois é a segurança de se obter um bom trabalho.

Reflexão
Essas orientações são um resumo de tudo aquilo que o Cambono representa na Umbanda, suas responsabilidades e cuidados para que mantenha sempre a organização, segurança e respeito aos trabalhos.
Nunca esqueça, a grandiosidade da vida está em servir ao próximo, pois não tem recompensa maior do que a satisfação de partilhar a felicidade de alguém que encontrou em você a ajuda que tanto buscava. 
Um muito obrigado pela sua presença na Umbanda Cambono, muito Axé. 
Saravá!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário