sábado, 2 de fevereiro de 2019

Odociabá Minha Mãe Iemanjá!


Hoje, 2 de fevereiro em vários lugares do Brasil está acontecendo várias comemorações a nossa Mãe Iemanjá. Mas não é a única data que comemoramos o seu dia, a data vai depender de qual santo é sincretizado a ela.
Para aqueles centros e religiões que cultuam Iemanjá sincretizada em Nossa Senhora dos Navegantes, bem comum no Nordeste, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul celebram seu dia, no dia 2 de fevereiro.
E para aqueles que sincretizam nossa Mãe Iemanjá com Nossa Senhora da Conceição celebram no dia 8 de dezembro!
Isso sem levar em conta o nosso Réveillon, o jeito brasileiro de celebrar a virada do ano... Todos de branco, pulando ondas e entregando flores para o mar é uma bela celebração para Mãe Iemanjá, por mais que muitos fazem e não sabem qual o sentido do que estão fazendo
O culto de nossa mãe Iemanjá é tão grande no Brasil que ultrapassou o sincretismo com outras santas e também com a própria imagem africana da Iemanjá. A imagem mais cultuada e conhecida de Iemanjá é uma mulher branca de longos cabelos negros caminhando pelo mar.... Com as palmas das mãos amostra postadas, como uma mãe indo amparar seus filhos. Das mãos caem pérolas que quando chegam as águas do mar viram rosas brancas. Essa imagem não veio dos cultos de nação e nem de dentro da Igreja... Essa imagem é nossa... É a nossa Mãe Iemanjá.
E não importa se você comemora no dia 2 de fevereiro... 8 dezembro... 31 de dezembro... Melhor ainda se comemorar todos. Todo dia é dia de louvar os orixás!
Odociabá Minha Mãe Iemanjá, Saravá minha mãe! Salve o povo do mar! Te agradeço por me amparar como uma mãe ampara seus filhos! Que suas águas levem minhas tristezas e minhas aflições para longe de mim. Que lave e leve tudo o que não me pertence! Odoyá Minha Mãe Iemanjá! Saravá a Mãe de todos os Orixás!
AH.... Não importa o dia que você comemora e nem a forma como você comemora! Só não vale ir pra praia e na hora de voltar deixar um monte de porcaria lá, viu?!?!? Mãe nenhuma gosta de filho fazendo a maior bagunça na sua casa! Respeite o lugar sagrado da calunga grande (calunga grande é o mar). Sempre saia de um lugar sagrado deixando ele melhor ou igual a quando você chegou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário