quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Estudo Mediúnico - Aula 2 - A Roupa Branca


A Roupa Branca

Você sabe por que usamos branco nos trabalhos de umbanda?

Quando a umbanda foi anunciada em 16 de novembro de 1908, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, o mesmo, ao fixar as bases e diretrizes deste segmento religioso expôs que todos os médiuns utilizariam roupas brancas, porque ela transmite a sensação de assepsia, calma, paz espiritual, serenidade e principalmente igualdade.
Encontramos também uma razão cientifica para o uso da cor branca na umbanda, através das pesquisas de Isaac Newton.

Este grande cientista do século XVII provou que a cor branca contém dentro de si todas as demais cores existentes. Portanto a cor branca tem razão de ser na umbanda, pois temos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada por Orixás, sendo que Oxalá, que tem a cor branca como representação, supervisiona os Orixás restantes. Assim como a cor branca contém dentro de si todas as demais cores, a irradiação de Oxalá contém dentro de sua estrutura cósmico-astral todas as demais irradiações (Oxossi, Ogum, Xangô, etc.)
Por ser um somatório de todas as cores, traz consigo as propriedades terapêuticas de todas além de ser essencialmente refletora, inclusive de cargas astrais. O branco também favorece a mente estimulando os pensamentos mais puros e sublimes. Sendo assim, o médium deverá zelar por ela, guardando-a em separado do restante das roupas. Sua lavagem deverá ser feita também em separado preferencialmente, caso o Médium não a lave com água e sal grosso depois de todos os trabalhos que faça essa limpeza com o sal pelo menos trabalho sim trabalho não, e sua secagem feita nas primeiras horas da manhã se possível. O médium jamais deverá vir vestido de casa com a roupa de trabalho. Ele deverá, sim, colocá-la no momento em que entra no templo a fim de cumprir sua tarefa mediúnica.

Muito importante, após o termino dos trabalhos todos os médium antes de guardar suas roupas deverá bate-las de maneira que saiam todas as possíveis sobras de trabalhos das roupas, como resto de queima de fundanga, pedacinhos de sobras de velas, fósforos queimados, etc...

O Pano Branco usado pelo Médium em volta do seu pescoço é uma ferramenta magnífica de proteção, pois assim que o médium o coloca, ele se torna um espelho refletor, toda energia densa dirigida ao Médium é por ele desviada, ela bate e volta e então é descarregada no Congá, esse pano também possui a capacidade de não permitir que a entidade ou um espírito menos esclarecido  incorpore no Médium em uma hora imprópria ou sem a autorização do responsável pela gira, se o Médium sentir que está sendo tomado pela certa entidade e ainda não é hora, basta ele cruzar as duas pontas sob seus ombros, pega a ponta esquerda e coloca sobre o ombro direito e a direita sobre o ombro esquerdo, com isso não significa que o Médium não sentirá a presença da entidade, mas fechará seu corpo dificultando a incorporação na hora inapropriada.

Outra função de grande importância dessa ferramenta, sempre que um médium for desincorporar e outro Médium for auxilia-lo para que assim que o guia subir ele não venha a cair no chão se machucando, o Médium deverá usar esse pano sobre suas mãos antes de tocar no outro, isso protegerá os chakras centrais de ambas  as mãos.

                                                                        
Fonte: entidades e Médiuns do centro de Umbanda Ogum da Estrela Guia

Elaborado por Benedito Fernando dos Santos  -  julho 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário