sábado, 9 de novembro de 2013

Carta Magna de Umbanda - Conceitos Éticos e Morais !

Movimento Político Umbandista e a Carta Magna da Umbanda

O Primeiro Congresso Nacional de Umbanda pela Renovação a se realizar em 9 de janeiro de 2014,  tem como objetivo principal posicionar a religião perante a sociedade por meio de seus postulados, defendidos na Carta Magna. 

Ponto de Vista Para Aqueles Que Criticam:  Antes de criticar uma religião ( principalmente a Umbanda ), você já conhece e pratica a ética adotada pela sua religião ?

Carta Magna de Umbanda

·         A Umbanda é religião e tem em seus fundamentos  a base na crença em um único Deus,  e sua estrutura se estende através do panteão de forças que cremos em nossa liturgia, os Orixás. Acreditamos nos espíritos da Umbanda com suas linhas e sublinhas, onde os denominamos de Guias Espirituais.
·         Dando por verdade que a religião teve as influências das filosofias Indígena, Africana, Kardecista e Católica. Cremos em Oxalá - Jesus Cristo e seguimos seus ensinamentos. Possui sacramentos e ritos próprios de batismo, casamento e fúnebre.
·      Umbanda é uma religião de culto a natureza através dos Orixás, sendo assim é uma religião ecológica. Seus ritos são realizados através de orações, que podem ser cantadas, ritmadas com a utilização de instrumentos musicais.
·     Todos estes aspectos dentro da religião de Umbanda se sustentam como fonte de atuação através da prática caritativa, assistencialista e religiosa aos que a ela recorrem.
·         A Umbanda atua na elevação e educação religiosa praticando trabalhos que visam a evolução do ser humano.
·         Entende-se que a religião de Umbanda, respeitando suas influências, é genuinamente brasileira, com duas características em sua origem: Primeira- que ela é milenar em suas atribuições espirituais em relação a manifestações. Segunda– que se iniciou através do Médium Zélio Fernandino de Moraes com a terminologia Umbanda, em 15 de Novembro de 1908, em Neves, Niterói, através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Ainda o médium Zélio teve a manifestação de Pai Antônio, que nos trouxe o sincretismo dos Orixás.
·         A Umbanda se pratica por meio da doação pessoal, onde os médiuns de forma voluntária atuam na ajuda mutua, visando a Caridade. Possuem compromisso, onde a responsabilidade é o alicerce ético na prática religiosa no combate do baixo espiritismo.
·         A Umbanda é: Doação, Caridade, Compromisso, Prosperidade.
·         Doação - A Umbanda tem no voluntariado a forma de crescimento natural da religião, onde a participação se faz fundamental.
·       Caridade -  A ação caritativa é uma das formas da elevação do espírito.  Fora da caridade não existe a compreensão da missão evolutiva do religioso de Umbanda.
·        Compromisso  - A Umbanda tem no médium compromissado com o bem, com a verdade, com a lealdade, com a caridade, com a entrega pessoal, com o respeito, a essência do verdadeiro religioso como forma de evolução.
·     Prosperidade -  A Umbanda defende que todo seguidor da religião deve ser prospero. A prosperidade se da pelo esforço constante do conhecimento e trabalho individual, onde amparado por sua fé conquista seus objetivos.
·  Racismo - A Umbanda é uma religião brasileira e assim como seu povo que é miscigenado, existindo a representação de várias raças. A Umbanda é o exemplo inter-racial e responde por ela mesma, pois tem em sua base o negro o indígena e o europeu. Mostra-se como exemplo de cultura e educação, coibindo qualquer forma preconceituosa.
·   Homossexualidade - Na Umbanda todo ser humano é visto como irmão (a) espiritual, sendo aceita qualquer orientação sexual.  Assim a religião entende e acolhe espíritos e não o gênero. Discriminação e preconceito, não são ensinados pelos nossos guias, entendendo que a Umbanda acolhe a todos. Encarnamos com propósitos e escolhas, sendo fundamental respeitarmos o livre arbítrio da escolha pessoal de cada indivíduo.
·     Drogas - Todos que recorrem aos vários Templos de Umbanda encontrarão o lado assistencialista. O dependente químico deve ser tratado sem aspectos preconceituosos, tendo total assistência por parte da religião de Umbanda. A Umbanda respeita a vontade do individuo em buscar e aceitar o tratamento espiritual. Deve ser observado e respeitado nos tratamentos, o lado psicológico, o comprometimento químico e atenção espiritual para o dependente e sua família. 
·      Eutanásia / Suicídio - A Umbanda, por valorizar a vida, nos aspectos terreno e espiritual, entende que a passagem deve ser natural, respeitando a Lei do carma e aprendizados importantes ao espírito. Só o Criador através de Sua Onisciência, Onipresença e Onipotência sabe o momento do desenlace carnal daquele indivíduo. Práticas que atentam contra a vida, sejam de que forma for,  não são aceitas pela religião de Umbanda.
·    Aborto - Entende-se que a partir da concepção já existe vida, um espírito que anseia por sua evolução. As observações dos resgates espirituais, através dos acontecimentos, necessitam ser levados em consideração. A Umbanda é contra a prática do aborto; porém, quando existe o risco de morte da mãe, o arbítrio deve ser dela. O aconselhamento direto com os guias de Umbanda é fundamental para que as ações sejam feitas sempre baseadas na espiritualidade.
·      Violência doméstica - A Umbanda não aceita qualquer forma de violência doméstica, atendendo aos parâmetros da legislação vigente com destaque para:  Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente, Leis de proteção à mulher e a Carta das Nações Unidas (ONU), onde os direitos da pessoa humana devem ser preservados, combatendo qualquer tipo de violência doméstica
·    O papel da mulher na sociedade - A Umbanda defende o direito de igualdade, onde a mulher deve ocupar qualquer posição com o mesmo tratamento. As mulheres na Umbanda estão em todos os níveis hierárquicos da religião, mostrando a toda sociedade o exemplo a ser seguido. Entendemos que a religião de Umbanda é exemplo a todos os segmentos religiosos, pois valorizamos as mulheres em seu exercício sacerdotal.
·    Pedofilia / Maus tratos - A Umbanda não aceita qualquer forma de ato que atente contra a criança e o adolescente, em especial os casos de pedofilia e maus tratos, e defende que as Leis já estabelecidas devam ser aplicadas. Pessoas que possuem desvio de conduta podem estar sendo obsidiadas, ou mesmo necessitam de acompanhamento psicológico, unido de orientação espiritual.
·      Posicionamento e ética em relação à Umbanda e outras religiões - A Umbanda traz em si a base religiosa que deve ser respeitada. Amar, respeitar, não julgar, não caluniar, atuar sempre com verdade, na base do bem, da educação e da elevação. O posicionamento ético em qualquer religião deve se basear em tais atributos, manifestado pelo verdadeiro religioso de Umbanda. Sobre a questão inter-religiosa a Umbanda respeita todas as religiões e busca o Estado Laico, não discriminando nenhum tipo de manifestação religiosa que vise o respeito e evolução do ser humano.
·         Sobre os médiuns e assistidos -  Os médiuns e assistidos em geral são vistos como religiosos e devem agir como tal, acreditando em Deus, nos Orixás e guias espirituais, possuir os atributos da Fé, amar seu semelhante, não julgar, jamais caluniar, ser um pacificador, estar a serviço do bem e jamais utilizar o seu conhecimento de forma torpe. Estes atributos são posicionamentos éticos para todos que comungam da Fé de Umbanda.
·      Candidatos à política  na  Umbanda - A Umbanda exige que todo candidato que se apresente dentro da religião, concorde, se comprometa e assine documento público com o compromisso de seguir a “Carta Magna de Umbanda”. Assumindo sua posição expondo em seu próprio site, blog e em suas redes sociais. Entendendo que este documento protege a religião de oportunistas e pessoas mal intencionadas. Para tanto, a religião deve estar apontando qualquer tipo de possível desvio de comportamento do possível representante da religião.
·     Ensino religioso - A Umbanda defende o ensino religioso nas escolas de forma ecumênica, porém, enfatiza a inclusão da Carta Magna de Umbanda como fonte didática e a música umbandista como forma de inclusão social. Assim como as demais religiões, a Umbanda passa a ter um documento que esclarece de forma objetiva sua base.

                       Conceitos, Umbanda no Mundo e Jurídicos.

·         Assim como as demais religiões, a Umbanda passa a ter um documento que esclarece de forma objetiva sua base. As bases da “Carta Magna de Umbanda” são os princípios seguidos por religiosos de Umbanda pelo Mundo.
·         A Umbanda não aceita e não compactua com trabalhos de ordem trevosa, não faz amarração, ou atua de maneira que corrompa a base da família. Não cobra trabalhos caritativos de atendimento e aconselhamento, porém, temos que ter ressalva em relação aos elementos ritualísticos utilizados.
·       A Umbanda esta em vários Países do Mundo, levando a Paz e a Elevação de uma Religião que defende os direitos pela igualdade, respeitando a pluralidade de cada Nação. 
·    A Umbanda como religião ecológica, tem em seus seguidores os defensores da natureza.  Entendemos que o Orixá é a força da natureza em nosso planeta e manifestação do Criador em nós. Sendo o nosso maior altar a própria natureza.  
.    Observamos que não cabe á nenhum umbandista cultuar despachos em zonas publica urbano, visto que os pontos de irradiação estão juntos a natureza.  Sabemos da  necessidade de fazer oferendas ao povo da rua, nossos exus e pombagiras, porém é  importante que  haja o levantamento dos despachos antes do raiar do dia, respeitando as pessoas que professam outras crenças e a ordem publica.
·        Do ponto de vista administrativo jurídico -  A Carta Magna de Umbanda defende a necessidade de organização jurídica e administrativa, no que diz respeito a organização dos templos e federações.

Para maiores informações:
1. Revista ESPÍRITA DE UMBANDA Nº 12 – Set./2013.

OBS:  No site existe campo para sua opinião e sugestões para finalização da carta magna , participe !


Dia de Comemoração e Saudação aos Orixás da Umbanda e Candomblé - Atualização



Dia de Comemoração e Saudação aos Orixás da Umbanda e Candomblé

SINCRETISMO RELIGIOSO NA UMBANDA E CANDOMBLÉ

NOTA: 

Esta resumo leva em consideração o sincretismo religioso na Umbanda e Candomblé, em relação as datas dos santos católicos, região do Brasil e qualidades dos Orixás.

As referencias de pesquisa encontram-se no final.

Atualizado em 09/11/2013



Data                      Orixá                    Sincretismo                                                                      Cor da Vela

06/01                    Oxalá(*3)            N.S.do Bonfim/BA                                                         Branca

20/01                   Ogum                   S. Sebastião/BA                                                              Vermelha ou azul marinho

20/01                   Oxossi                  S. Sebastião/RJ                                                               Verde

02/02                    Iemanjá(*2)      N.S. dos Navegantes                                                    Azul claro ou branca

02/02                    Oxum(*4)           N.S. das Candeias/BA                                                   Amarela ou roxa

31/03                    Dia da Umbanda

23/04                    Ogum                   S. Jorge/RJ                                                                       Vermelha ou azul marinho

23/04                    Oxossi                 S. Jorge/BA                                                                       Verde

13/05                    Pretos Velhos                                                                                                 Branca

24/05                    Egunita(*1)        Santa Sara de Kali                                                           Branca

30/05                    Oyá Obá              Sta. Joana D'Arc                                                              Branca

13/06                    Exu                        Santo Antônio                                                                 Preta e vermelha

13/06                    Xangô Abomi    Santo Antonio

24/06                    Xangô                   S. João                                                                                Marrom

24/06                    Xangô Agodô    São João Batista

29/06                    Xangô                   S. Pedro                                                                             Marrom

29/06                    Xangô Alufã       São Pedro

11/07                    Omulu                  S. Bento                                                                             Branca e preta

26/07                    Nanã                     Santa Ana                                                                         Lilás

15/08                    Iemanjá(*2)      N.S. da Glória                                                                   Azul claro ou branca

16/08                    Obaluayê            S. Roque                                                                            Branca e preta

24/08                    Exu                        São Bartolomeu                                                              Preta e vermelha

24/08                    Oxumaré            S. Bartolomeu                                                                  Branca

27/09                    Ibeji                      Cosme e Damião                                                            Rosa ou azul e rosa

30/09                    Xangô                   S. Jerônimo                                                                       Marrom

04/10                    Obaluayê            S. Francisco/BA                                                               Branca e preta

02/11                    Omulu                  ( Candomblé )                                                                  Branca

15/11                    Fundação da Umbanda

02/12                    Yansã                    Sta. Bárbara                                                                      Laranja

04/12                    Iansã                     Santa Barbara                                                                  Amarela

08/12                    Oxum(*4)           N.S. da Conceição/RJ                                                    Amarela ou roxa

17/12                    Omulu                  S. Lázaro                                                                             Branca e preta

25/12                    Oxalá(*3)            Jesus Cristo                                                                       Branca

Dias da Semana e Saudações aos Orixás UMBANDA

Segunda - feira    exu, pomba gira, Obaluayê, omulu, pretos velhos e almas aflitas
Terça - feira          ogum, boiadeiros e baianos
Quarta - feira       xangô e iansã
Quinta - feira       Oxóssi, caboclos e caboclas
Sexta - feira         oxalá, almas santas e linha da oriente liderada por São João Batista
Sábado                   iemanjá, oxum, nanã buruke, ondinas, sereias, caboclas, iaras e marinheiros
Domingo               Iori (cosme e damião), crianças e ibejadas

Saudações:

Saravá Oxalá                    Oxalá Meu Pai – Epa Epa meu pai
Saravá Ogum                   Ogum Iê Meu Pai
Saravá Xangô                   Caô Cabecilê
Saravá Obaluaie             Atotô Obaluaiê
Saravá Oxossi                  Okê Caboclo
Saravá Iemanjá               Odoceyá
Saravá Oxum                   Aiêê Mamãe Oxum
Saravá Iansã                    Uepa hey Iansã
Saravá Nanã                    Buruke Saluba Nanã
Saravá Cabloco              Okê Cabloco
Saravá Petros.Velhos  Adorei as Almas
Saravá as Crianças        Beijada
Saravá Exu                       Laroiê Exú
Saravá Pomba Gira       Laruiê Pomba Gira

Observações

(*1) - Padroeira dos Ciganos.
(*2) - Corresponde à festa da Assunção de N.S. celebrada em 15/08.
(*3) - A festa de N.S. do Bonfim acontece no 2º domingo depois do dia de Reis (06/01)
(*4) - Na BA, N.S. das Candeias ou N.S. dos Prazeres; no sul é sincretizada como N. S. da  Conceição (08/12); no Centro Oeste e Sudeste é associada a N.S. da Conceição Aparecida (12/10)
Quando não há indicação de cor específica, deve-se usar a vela branca.

Referencias de pesquisa:

Fonte de Estudo: "O ritual da Umbanda" de Vera Braga S.Gomes
Orixás – Forças Sagradas da Natureza, revista Sabedoria da Umbanda nº 10, pp 4-7
Fonte de estudo: "Umbanda através dos séculos" de Aluizio Fontenelle
http://www.raizesespirituais.com.br/orixas/omolu-obaluaie/
Fonte:  http://luzdearuanda.spaceblog.com.br/227398/Dia-dos-Orixas/